tmpod

joined 3 years ago
MODERATOR OF
[–] tmpod 4 points 2 weeks ago (3 children)

I'm either being very dense right now, or I don't have that o.I How is it called, or where is it located next to?

[–] tmpod 14 points 2 weeks ago (5 children)

Wait what? Was there ever an option to open a private tab as a normal tab?? 🤔 I'd love to have that, but thought it would never get added. What version were you on before (and in which one are you now)?

 

A proposta da Hungria de Órban para a reunião do Conselho #ChatControl de amanhã continua igual e a colocar em risco todos os cidadãos, incluindo as vítimas que diz querer proteger

Copiado da publicação da D3 na ciberlandia.pt

 

Notícia já antiga, mas passou-me completamente ao lado. Alguém sabe mais alguma info? O desenvolvimento e modelo final vai ser aberto? Presumo que não, mas era bastante bom que fosse, uma vez que se trata de financiamento e recursos computacionais públicos...

Não sei se há malta da ANSOL por estas bandas, alguém de lá é capaz de saber mais alguma coisa.

[–] tmpod 1 points 2 weeks ago

:( de facto. É triste, mas está a acontecer em todo o lado, em Lisboa tb já se vêm câmaras em todo o lado.

[–] tmpod 1 points 2 weeks ago

Sim, as pubs "apagadas" são na verdade só escondidas para toda a gente exceto o autor, porque assim podes trazê-las de volta caso queiras. Apenas os administradores conseguem eliminar definitivamente uma publicação.

[–] tmpod 1 points 2 weeks ago

Meio fora do tópico da comunidade, mas pronto xD

[–] tmpod 1 points 2 weeks ago (1 children)

Segundo a página da adesão no site da ViaVerde, há um plano de 0,52€ que dá para as autoestradas apenas (não sei se bastaria para ti) e que pelos vistos já inclui o identificador.

detalhes do plano "autoestradas"

matriz de comparação de planos

[–] tmpod 2 points 3 weeks ago

Adding onto what's already on the thread, you can try look at the newer Element Call, which is an implementation of Matrix's native calls.
I've been using it a bit recently, since Jitsi seems to have stopped working reliably for me (to be frank, I've not put much effort into debugging it yet). It works well, but it's still early stage, lacking some features Jitsi has. If that one works for you, I recommend you stick to it.

[–] tmpod 1 points 1 month ago (1 children)

Não me parece que essa comparação seja muito boa. Uma grande parte das maiores cidades Portuguesas são muito acidentadas, tornando difícil a utilização de bicicletas convencionais, a não ser que estejas disponível para suares que nem um porco nos teus trajetos.
De qualquer das formas, como disse, é preciso que haja uma boa infraestrutura e incentivos à compra de bicicletas (preferencialmente elétricas; ou kits de conversão) para que este modo de transporte seja vantajoso para as pessoas.

[–] tmpod 2 points 1 month ago

Pá, ultimamente tenho andado mais de comboio (principalmente IC Linha do Norte, com o Passe Ferroviário Verde) e a sensação que tenho é que há muitos atrasos (variando entre meros 5m e 30m) devido a obras nas linhas. Até esses trabalhos estarem concluídos, não se pode esperar muito da pontualidade dos transportes.

Depois tb há a questão dos horários, não sei como são feitos, mas parece-me que há bastante espaço para melhorias. Há uns tempos ouvi falar que trabalhavam com uma tal SISCOG, empresa portuguesa. Fui ao site deles mas não aparecia a CP. No entanto, fiquei bastante bem impressionado ao ver nomes como o Metro de Londres, os Comboios Holandeses e outros (Metro de Lisboa tb).

[–] tmpod 1 points 1 month ago* (last edited 1 month ago) (3 children)

Comparado com os Países Baixos? Imenso, claro. Eles têm tido políticas pro-bicicletas progressivamente mais fortes desde os anos 70, estávamos nós a sair da ditadura... A geografia deles tb ajuda bastante, mas pronto, não é grande desculpa para não investirmos.

A ideia que tenho, como leigo na matéria, é que até temos comparticipações jeitosas para a compra de bicicletas e utilização de transportes públicos (variando muito entre cidades e regiões, naturalmente), mas depois as infraestruturas ainda deixam muito a desejar, acando por não são atrativas. É algo que se tem que ir melhorando aos poucos, com investimento e planeamento decentes.

[–] tmpod 2 points 1 month ago (2 children)

Procuro por um objeto comprido, uma pá, uma enxada ou até um ramo de árvore. Coloco-me numa posição defensiva à frente da multidão. (questão: é suposto ser um amigo do António ou familiar?)

[–] tmpod 2 points 1 month ago (1 children)

Pelo que sei, a integração entre as duas plataformas deixou de funcionar como deve ser desde a versão 6 do PeerTube. Infelizmente não há grande coisa que possamos, terá que ser resolvido entre o PeerTube e o Lemmy.

 

Boas!

Após 5 meses sem novas versões do software base, eis uma que, apesar de não muito recheada, é muito bem-vinda.

A principal novidade são as várias melhorias de desempenho ao nível base de dados e da federação, particularmente no que toca a instâncias grandes, como o lemmy.world, lemmy.ml e por aí fora. A migração desses servidores para esta nova versão vai ter repercussões (positivas!) em toda a rede, com impacto significativo em instâncias mais pequenas que têm dificuldade em manter-se "a par" do que se passa nesses meios mais populosos.

Além disso, foram corrigidos vários problemas na interface principal, bem como nas outras, nomeadamente a Photon (p.lemmy.pt) que teve uma reestruturação gráfica mais pronunciada.

Como sempre, caso se deparem com algum problema, peço que entrem em contacto através de correio eletrónico ou Matrix.

Cumps,

~tmpod

 

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresenta em breve o plano para os media e uma das medidas prováveis é o fim da publicidade da RTP, que valeu 21,7 milhões em 2023.

 

Parece que fugiram cinco criminosos perigosos da nossa prisão de maior segurança...

Bem, vejam as caras deles e mantenham-se seguros!

 

BdP recomenda que Governo mude lei para evitar subida de comissões do MB Way A SIBS vai passar a permitir a associação de contas bancárias ao MB Way, em vez da associação apenas de cartões, como acontece actualmente. É uma alteração à estrutura da solução de pagamentos que não traz alterações substanciais para os utilizadores – pelo menos, na forma de funcionamento do serviço. Mas a mudança poderá, na prática, significar um aumento de custos para os consumidores, tal como alertou a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco no mês passado. Agora, é o Banco de Portugal (BdP) quem o diz, numa recomendação enviada ao Governo, onde o regulador confirma que, se a lei em vigor não for alterada, os bancos poderão aumentar as comissões cobradas pela utilização do MB Way.

 

Ia para entrar no portal da Caixa e deparo-me com um certificado expirado no sistema de autenticação... Parece que expirou de 31 de agosto para 1 de setembro. Não sei como estava ontem, não entrei no portal, mas acho estranho. Como é que deixam assim expirar um certificado?

 

Sismo de 5,3 sentido em Portugal continental. Detectadas três réplicas O epicentro localizou-se a 60 km a oeste de Sines. A Protecção Civil não tem registo de vítimas ou de danos de maior. “Apelamos à população para que mantenha a serenidade”, disse o Governo.

Alguém sentiu? Pelos vistos foi por volta das 5 e pouco da manhã.

1
submitted 4 months ago* (last edited 4 months ago) by tmpod to c/micromobility@lemmy.world
 

Hello!

I got a BTWIN RockRider 540 some years ago and use it for some light trails, but nowadays mostly just roads. My region is very hilly and has multiple >10º hills, which are perfectly fine for cars, but not really for bikes 😅

Since I'd like to start doing more things in the city center (which is itself also on the hilly side), I was considering either getting an e-bike or converting mine. I'm more inclined towards the latter option, since I really don't need another bike (already have an extra all-terrain bike for trails and a vintage road bike), it would just be a waste of materials and, from what I understand, money. I'm really not sure where to start looking for appropriate conversion kits, so thought to ask here :)
My budget is flexible, but I'd like to keep it under 200€.

Any comments are appreciated!

 

Pelos vistos o Montenegro anunciou uma redução do preço do atual passe ferroviário (primeiro abrangendo só os regionais mas entretanto alargado a urbanos, inter-regionais e intercidades) de 50€ para 20€!
Isso significa que bastaria fazer, por exemplo, a viagem Porto-Lisboa-Porto duas vezes por mês para ficar mais barato que até os preços mais baixos da Flixbus (difíceis de conseguir sem bastante tempo de antecedência). Para distâncias maiores ou percursos menos comuns (onde os autocarros são naturalmente mais caros), o benefício é ainda maior.

Só acredito quando vir a coisa aprovada e implementada, mas fico muito curioso.

 

Ministério da Educação avançou que, no próximo ano lectivo, o projecto-piloto dos manuais digitais não será alargado a mais turmas do 1.º ciclo e secundário. Impacto na aprendizagem vai ser estudado.

 

publicação cruzada de: https://lemmy.pt/post/6224561

Há duas coisas que unem Iúri e Rui: ambos são de segundo plano na estrada, mas são, na pista, do melhor que há no mundo. Neste sábado, provaram-no em Paris, com uma medalha de ouro para Portugal.

view more: next ›