Alentejo

8 readers
1 users here now

De serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros...

founded 6 months ago
MODERATORS
1
2
EA LIVE - ÉVORA #2025 (ealive.com.pt)
submitted 1 month ago by Vilna to c/alentejo
 
 

EA Live Évora com Matias Damásio, Sara Correia, Amália Hoje, Jorge Palma e Delfins

Matias Damásio sobe ao palco no 10 de julho de 2025, seguindo-se, no dia 11, Sara Correia e, no dia 23, os Amália Hoje, enquanto o fim de semana seguinte do festival conta com Jorge Palma e Delfins.

2
3
 
 

A população jovem em Portugal está em declínio, sendo o Alentejo a região com menos jovens.

Cada vez é mais difícil reter pessoas no interior e os jovens não são exceção. Procuram-se melhores empregos e melhores salários no litoral e nos grandes centros urbanos. No interior ficam os mais velhos e com menos qualificações. Contratar no interior é cada vez mais dificil e os salários também não ajudam, mas cada vez menos os jovens se interessam menos por áreas técnicas. Daqui a pouco não há técnicos intermédios, marceneiros, carpinteiros ou serralheiros.

Se calhar é preciso investir mais nos cursos profissionais e menos no superior.

Se calhar é preciso descentralizar mais as instituições governamentais para revitalizar cidades do interior e apoior à fixação de pessoas.

Se calhar é preciso as Câmaras Municipais agilizarem procedimentos e serem mais permeáveis a interesses particulares, com o intuito de melhor e mais rapidamente captarem investimento quer local quer de fora.

4
4
submitted 4 months ago by Vilna to c/alentejo
 
 

Para uma mobilidade mais sustentável. Para uma redução do uso de veículos a motor e por alternativas mais limpas e saudáveis.

5
2
submitted 4 months ago by Vilna to c/alentejo
 
 

Para quem gosta de percursos pedestres.

Uma oferta lúdico-pedagógica que valoriza o património natural e cultural do sítio DO Alto de S. Bento em Évora.

6
4
submitted 4 months ago by Ninguem to c/alentejo
 
 

Estão convidados a ir à biblioteca de Grândola espreitar uma exposição sobre o projeto SAAL e apreciar alguns bairros sociais criados num contexto muito particular com ajuda de alguns dos nossos melhores arquitetos tal como há em várias localidades por Portugal fora.

7
5
submitted 4 months ago* (last edited 4 months ago) by Vilna to c/alentejo
 
 

A segunda edição do projeto “Histórias à sombra do montado”, com histórias em banda desenhada (BD) a sensibilizar para a preservação do montado, começa a ser distribuída neste mês de setembro no concelho de Odemira.

Nesta segunda edição de “Histórias à sombra do montado” são disponibilizadas quatro histórias em BD e no final são apresentadas boas práticas para a preservação do montado, para tentar sensibilizar os ‘leitores’ para a necessidade de regenerar esta espécie autóctone.

A 1.º edição está online em pdf e a 2.ª é adicioinada brevemente.

https://www.historiasasombradomontado.pt

8
 
 

Será que é desta que o Alentejo vai ter curso de Medicina. É dificil reter médicos sem condições, mas em 2027 vai abrir o novo hospital.

Vamos ver.

9
4
submitted 4 months ago by Vilna to c/alentejo
 
 

Salão Central Eborense, no centro histórico de Évora, fechado há 36 anos, vai reabrir no próximo dia 14, após obras de requalificação de 2,5 milhões de euros.

“A recuperação deste icónico edifício dá cumprimento a uma aspiração antiga da população eborense, tanto pelo impacto positivo na vida cultural, como pela ligação emocional que persiste no imaginário dos habitantes, principalmente do centro histórico”

10
 
 

O novo restaurante, que terá capacidade para 100 pessoas, promete destacar-se pela fusão entre a tradição alentejana e uma abordagem contemporânea.

Embora o nome do projeto ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é grande.

Vamos aguardar 😀

11
 
 

Ajudem-me a perceber isto.

É uma oportunidade para lutar por uma praia para todos e não só os ricos? Ou uma oportunidade para a Câmara alterar algumas defesas que ainda possam existir e dar continuidade à venda ao desbarato daquilo que ainda é de todos para receber mais dinheiro duns ricaços?

Desculpem o cinismo, mas acho que precisamos que alguma associação que tenha os interesses dos menos favorecidos e da natureza intervenha rapidamente.

12
 
 

Gostava de ter lá estado.

13
1
FMM (self.alentejo)
submitted 6 months ago by Ninguem to c/alentejo
 
 

Está alguém em Porto Covo?

14
 
 

Barrigada de riso.

Cuidado que são daqueles que chamam gente para participar. Fico sempre constrangido e estraga-me completamente a noite.

Para quem não se importa de fazer figurinhas no público, é um bom programa. Para os putos, então, é mesmo fixe.

Quando é que aprendem a respeitar quem simplesmente não quer ser extrovertido?

15
 
 

A construção de um novo estádio em Évora, com lotação para 3.000 pessoas já arrancou.

A infraestrutura, cuja construção é financiada pelo LIDL - vai ‘nascer’ ao lado do Plazza, num terreno municipal com cerca de 20.000 metros quadrados, cedido em direito de superfície ao Clube desportivo Juventude.

16
 
 

Vestígios arqueológicos de habitações, arruamento e necrópole, que representam alterações urbanísticas ocorridas desde finais do século XIII, na área agora ocupada pelo antigo Convento do Carmo, em Évora, foram identificados durante a construção de um hotel.

17
1
Festival do Crato 2024 (self.alentejo)
submitted 6 months ago by Ninguem to c/alentejo
 
 

😠 Ontem esqueceram-se de ir a Grândola ver Mazgani. Agora vejam lá se não se esquecem di ir ao Crato ver o resto!