tarsisurdi

joined 7 months ago
 

Fala meu povo! Recentemente ganhei um Raspberry Pi 4 da empresa onde trabalho para usar como bem quiser e decidi transformá-lo em um pequeno servidor caseiro!

Assim que o recebi fiz a instalação do Fedora Server e já tinha até instalado algums servicos básicos. No entanto, assim que precisei me preocupar com o armazenamento do sistema me deparei com uma situação desagradável: os 64GB de armazenamento do cartão SD do meu Pi não estavam sendo usados pelo sistema, tendo apenas duas partições de /boot e /boot/efi e um LVM contendo uma partição com sistema de arquivos XFS que não ocupa nem 5GB do espaço disponível.

Frente a isso, pensei em uma solução robusta para o problema: mover a instalação do fedora presente em fedora-root (a partição LVM xfs) para um novo sistema de arquivos BTRFS em modo RAID-1 com um pendrive de mesma capacidade. Dessa forma eu teria redundância para perder um dos dispositivos e fecharia com a regra de ouro do backup: 3 cópias, 2 locais e em lugares / formatos físicos diferentes, 1 externa (nuvem no meu caso). Ainda seria pouco espaço (<64GB) mas já é algo que eu posso aproveitar para me livrar de serviços externos, em nuvem e de bigtechs (Google Drive, iCloud, OneDrive).

O problema foi que eu fiz todos os passos descritos no post linkado e não consegui transferir o sistema para o novo sistema de arquivos :/ Por mais que tenha conseguido criar, copiar, fazer mount e bootar pelo sistema de arquivos novo, na hora de excluir a partição antiga do XFS eu acabei quebrando o sistema todo!

Se alguém da comunidade puder dar uma olhadinha ou tenha ideia de como resolver essa questão agradeço muito! (o post no fórum está em inglês para atrair mais gente à questão, mas a partir de agora vc só precisa saber falar Linux na real 😄).

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 7 points 5 days ago (3 children)
 

Was it ever not OK?

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 1 points 1 week ago

Muito bom, sempre quis doar mas infelizmente não faço nem ideia de como colocar as mãos em Monero… com essas opções adicionais ficou muito mais fácil! Vou tentar ajudar todo mês, obrigado por manter essa instância de pé ❤️

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 3 points 1 week ago

Coisa linda! Parabéns pela atenção e cuidado com seu animalzinho como tutor, espero que ele se recupere!

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 7 points 1 week ago (1 children)

“Chamam a Gnome de ruim porque não podem chamar de feia!” (contém ironia)

Toot original

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 2 points 1 week ago

Then they must be held liable for what they allow to spread on their platforms

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 1 points 1 week ago

Hoje em dia o jornalismo se sustenta ou com paywall / assinatura, anúncio pra caramba ou sendo pago pra falar bem de alguém. Também me irrita encontrar esses banners por aí mas infelizmente é necessário. Compartilhei esse artigo em específico por ser de autoria da 404 Media o jornalismo investigativo que trouxe a história à tona, mas se você prefere ler o trabalho de alguém que se baseou nele fique à vontade.

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 4 points 2 weeks ago* (last edited 2 weeks ago) (1 children)

Paying for it is not the problem at all, in fact it’s preferred over a freemium model.

The practices I mostly refer to are:

  • microtransactions in any context;
  • requiring additional software (PSN overlay) that doesn’t support all platforms;
  • PSN account requirement for a game that’s sold on Steam (have they forgotten about the shitshow that was Helldivers II?).

EDIT: history has also told us that paying upfront for a hero shooter doesn’t work out in the long term if the game wants any shot at being popular, just look at Overwatch’s failure to capitalize on it’s momentum by not becoming free-to-play earlier (and everything else wrong with Blizzard and their management).

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 5 points 2 weeks ago (3 children)

That’s what happens when you mix a pile of abusive industry practices with an overall bad and iterative game that doesn’t bring anything new to the genre

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 1 points 2 weeks ago* (last edited 2 weeks ago) (2 children)

De alguma forma o jornalismo precisa se sustentar, não?

 

Vazaram documentos internos da CMG (Cox Media Group) os quais revelam que a empresa possui mais de 470 “fontes” distintas de gravações de usuários as quais são transcritas usando IA e vendidas a anunciantes como Google, Amazon e Facebook.

Sempre achei que isso fosse uma paranoia completa (pela impraticabilidade até o surgimento de IAs capazes de transcrever toda essa informação) mas aparentemente agora é extremamente possível. Em que universo isso é plausível?

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 3 points 2 weeks ago

Aguardando ansiosamente que a ANATEL receba o ofício pra bloquear. Só espero que seja hoje e não semana que vem…

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 6 points 2 weeks ago

I was completely abducted into the Tetris universe by Tetris Effect: Connected and started playing it on a regular basis through different versions such as Jstris and TETR.IO. Ever since this I've been watching movies about Tetris and keeping up with the game's community so this announcement definitely gets me excited for a “docu-game” on the series. I’m all for it!

[–] tarsisurdi@lemmy.eco.br 2 points 2 weeks ago

Entendi, pelo visto atualmente é responsabilidade de cada frontend hospedar seu próprio endpoint para as notificações do seu aplicativo através dos webhooks do Lemmy

 

Sinto que talvez essa não seja a comunidade ideal para se ter essa discussão (talvez algo como c/tecnologia ou até mesmo c/batepapo...) mas gostaria de saber se existe a possibilidade de ativar notificações push (ou até mesmo por email) para algum frontend do Lemmy.

No momento eu principalmente utilizo o Voyager no iOS e nunca consegui encontrar nenhum tipo de configuração que possibilitasse notificações via push. Isso é uma limitação do backend do Lemmy? As instâncias precisam fazer setup disso à parte? O sistema é integrado com soluções de Unified Push (a exemplo do ntfy.sh) ou algo similar?

Geralmente demoro muito mais que o usual para participar de discussões por aqui devido à falta desse recurso devido ao fato de que só é possível ver que alguém interagiu com você pelas notificações ao manualmente abrir o aplicativo / frontend...

Existe alguma solução atual para isso ou pelo menos discussões sobre a implementação deste recurso para a plataforma?

 

Apparently it’s the third time this happens??

EDIT: TBH I didn’t read the article because of the paywall…

 

Credits to: @mattblaze@federate.social

EDIT: they’ve changed the article’s original title :(

view more: next ›