Linux Brasil

759 readers
1 users here now

Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.

Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.


Geral

Wiki do c/Linux

Megathread do c/Linux

Chat

founded 1 year ago
MODERATORS
1
2
 
 

Olá pessoal! Venho em busca de ajuda com um projetinho que idealizei em desenvolver mas que acabou se tornando muito mais complexo do que eu imaginava…

Tenho pouca experiência com desenvolvimento de apps nativos pra desktop (meu foco sempre foi web) mas me interessei muito pelo ecossistema do GNOME!

A ideia é criar uma ferramenta para auxiliar na instalação de módulos de kernel os quais oferecem suporte ao hardware do Xbox no Linux. Hoje em dia isso precisa ser feito buscando pelos repositórios certos no Github (xpadneo + xone), clonando pra sua máquina, executando scripts no terminal e, quando as coisas dão errado, manipulando os módulos diretamente pelo dkms.

Eu gostaria de tornar essa experiência mais simples pois quando fiz minha transição do Windows 10 para o Fedora 37 isso foi algo que eu levei um bom tempo até conseguir fazer funcionar. Ter um app que torne isso “uma experiência de dois cliques” seria uma mão na roda naquela época e é isso que eu gostaria de tirar do papel.

Eu já tenho um projeto de aplicativo GNOME sendo desenvolvido para esse fim, se chama XPDA - Xbox Peripherals Driver Assistant. No entanto, por hora ele é só uma casca com um protótipo de interface de usuário escrito em Typescript sem funcionalidade alguma, pois foi justamente aí que encontrei minha dificuldade: como executar comandos com privilégios administrativos no sistema a partir do contexto de um app “conteinerizado” como um Flatpak?

Isso me levou a buscar por soluções na internet, documentação, fóruns, até mesmo LLMs… Não consegui encontrar nenhum exemplo do que preciso fazer, mas até que aprendi alguma coisa sobre como executar subprocessos, DBus e Polkit (os últimos são coisas das quais eu nunca nem tinha ouvido falar).

Enfim: alguém poderia me ajudar, ou me apontar para algum recurso que esclareça como desenvolver um serviço de sistema que rode como um usuário privilegiado lado a lado com o meu aplicativo, fale com o DKMS (essa parte eu consigo implementar, acho), exponha uma API no DBus e use o polkit para possibilitar a escalação dos privilégios pelo aplicativo Flatpak?

TLDR: preciso de ajuda para desenvolver um serviço de sistema que rode como um usuário privilegiado lado a lado com o meu aplicativo, fale com o DKMS (essa parte eu consigo implementar, acho), exponha uma API no DBus e use o polkit para possibilitar a escalação dos privilégios pelo aplicativo Flatpak. Alguém poderia me auxiliar com isso?

3
 
 

cross-posted from: https://lemmy.eco.br/post/8290351

será que não temos pessoas suficientes aqui pra marcar um encontro emacs no brasil? acho que não precisaria nem ser na mesma cidade que todo mundo mora, eu mesmo moro no rio e estaria disposto a ir pra são paulo ou bh, já que são umas 8h de viagem e uns 200 reais ida e volta.

(edit: mods, i'm posting this bc i couldn't find any rules restricting the posts to english only, but i'll remove this post if you're not comfortable with a non-english post)

4
 
 

No Fedora, era um botão pta ativar o boot seguro. Agora, no Arch, tem sudo bem frustrante. Quão importante é essa funcionalidade? Quais o casos em que ela se destaca? Vale a pena o esforço?

5
 
 

Alguém recomenda alguma VPS pra rodar o Nextcloud? @linux

Convenci meu irmão a parar de pagar Office Online e dar essa grana pra usarmos um Nextcloud selfhosted.

6
 
 

Tradução


Estamos animados em anunciar que o Arch Linux está entrando em uma colaboração direta com a Valve. A Valve está generosamente apoiando dois projetos críticos que terão um grande impacto em nossa distribuição: uma infraestrutura de serviço de compilação e um enclave de assinatura seguro. Ao apoiar o trabalho de maneira freelancer para esses tópicos, a Valve nos permite trabalhar neles sem ficarmos limitados apenas pelo tempo livre de nossos voluntários.

Essa oportunidade nos permite enfrentar alguns dos maiores desafios pendentes que estamos enfrentando há algum tempo. A colaboração acelerará o progresso que, de outra forma, levaria muito mais tempo para alcançarmos e, no final, nos permitirá finalmente seguir com algumas de nossas iniciativas planejadas. Estamos incrivelmente gratos à Valve por tornar isso possível e pelo seu compromisso explícito em ajudar e apoiar o Arch Linux.

Esses projetos seguirão nossos fluxos de trabalho habituais de desenvolvimento e construção de consenso. RFCs serão criados para quaisquer mudanças de grande impacto. Discussões nesta lista de e-mails, assim como o planejamento de issues, marcos e épicos no nosso GitLab, fornecerão transparência e uma visão do trabalho. Acreditamos que essa colaboração beneficiará grandemente o Arch Linux e estamos ansiosos para compartilhar mais atualizações nesta lista de e-mails conforme o trabalho progride.

7
8
 
 

Descobri esse canal do Blau a um tempinho atrás e tenho gostado muito dos vídeos e cursinhos que ele tem, a didática dele é muito amigável para iniciantes(como eu kkkk).

Se for do interesse de alguém aprender mais sobre o mundo gnu/linux recomendo que de uma olhada, conteúdo muito bom mesmo.

9
7
submitted 1 month ago* (last edited 1 month ago) by abobla@lemm.ee to c/linux@lemmy.eco.br
10
 
 

Boa tarde gente!! o que vocês acham de sistema linux sem systemd? Vale pena usar ou vocês prefere distro com systemd mesmo? Me digam opinião de vocês :)

11
 
 

Vem aí o ano do Linux!

O artigo comenta a limitação de hardware do windows 11e a percepção dos jardins fechados como motivos para a mudança de sistema.

Acho que essa percepção pode ser cruzada, desde redes sociais e até chegar em sistemas operacionais. O que vocês pensam?

12
9
submitted 1 month ago* (last edited 1 month ago) by abobla@lemm.ee to c/linux@lemmy.eco.br
 
 

Tradução:

Estou mais uma vez na estrada e não no meu fuso horário normal, mas é domingo à tarde aqui em Viena, e o kernel 6.11 foi lançado.

A última semana foi realmente bem tranquila e calma, o que é bom de ver. O resumo está abaixo para quem quiser ver os detalhes, mas não são muitos patches, e todos os patches são bem pequenos. Nada em particular se destaca - o maior patch aqui é para a documentação do Hyper-V Confidential Computing.

De qualquer forma, com isso, a janela de merge obviamente abrirá amanhã, e eu já tenho mais de 40 pull requests pendentes. Dito isso, exatamente porque estou na estrada, provavelmente será um início de janela de merge relativamente lento, já que não estou apenas no meu laptop, mas também o OSS Europe começa amanhã e o summit de mantenedores do kernel é na terça-feira. Então, se eu não lidar com seu pull request imediatamente, por favor, tenha paciência.

Mas antes dessa atividade da janela de merge por favor, experimente a última versão!

13
 
 

Fala meu povo! Recentemente ganhei um Raspberry Pi 4 da empresa onde trabalho para usar como bem quiser e decidi transformá-lo em um pequeno servidor caseiro!

Assim que o recebi fiz a instalação do Fedora Server e já tinha até instalado algums servicos básicos. No entanto, assim que precisei me preocupar com o armazenamento do sistema me deparei com uma situação desagradável: os 64GB de armazenamento do cartão SD do meu Pi não estavam sendo usados pelo sistema, tendo apenas duas partições de /boot e /boot/efi e um LVM contendo uma partição com sistema de arquivos XFS que não ocupa nem 5GB do espaço disponível.

Frente a isso, pensei em uma solução robusta para o problema: mover a instalação do fedora presente em fedora-root (a partição LVM xfs) para um novo sistema de arquivos BTRFS em modo RAID-1 com um pendrive de mesma capacidade. Dessa forma eu teria redundância para perder um dos dispositivos e fecharia com a regra de ouro do backup: 3 cópias, 2 locais e em lugares / formatos físicos diferentes, 1 externa (nuvem no meu caso). Ainda seria pouco espaço (<64GB) mas já é algo que eu posso aproveitar para me livrar de serviços externos, em nuvem e de bigtechs (Google Drive, iCloud, OneDrive).

O problema foi que eu fiz todos os passos descritos no post linkado e não consegui transferir o sistema para o novo sistema de arquivos :/ Por mais que tenha conseguido criar, copiar, fazer mount e bootar pelo sistema de arquivos novo, na hora de excluir a partição antiga do XFS eu acabei quebrando o sistema todo!

Se alguém da comunidade puder dar uma olhadinha ou tenha ideia de como resolver essa questão agradeço muito! (o post no fórum está em inglês para atrair mais gente à questão, mas a partir de agora vc só precisa saber falar Linux na real 😄).

14
 
 

Um usuário do Reddit perguntou sobre isso no AMA mais recente:

Oi, há um plano para lançar o ProtonDrive para Linux?

Resposta do CEO da Proton:

Atualmente, estamos analisando opções sobre como financiar isso. É um desenvolvimento caro porque o Linux tem muitas versões diferentes e precisamos de uma integração profunda com o sistema de arquivos, e ainda não está claro se há usuários suficientes de Linux que nos permitam compensar o custo desse desenvolvimento. Como muitas coisas no Linux, pode eventualmente ter que ser subsidiado pelo orçamento de reserva da Proton. Isso não significa que não será feito, apenas demorará mais, já que estamos subsidiando vários outros esforços no momento, como os servidores gratuitos do Proton VPN para a campanha eleitoral: https://protonvpn.com/blog/free-servers-before-elections

-Andy

Fonte: https://www.reddit.com/r/ProtonMail/comments/1ff211y/comment/lmrdepr

15
 
 

Fui futricar os programas da KDE e vi isso aqui! Nunca tinha ouvido falar.

Alguém já usou? Já viu alguém usar? Parece funcionar?

Uma alternativa entre iOS e Android parece incrível.

16
 
 

Desafio pros fãs de gnome @linux@lemmy.eco.br

Como eu sei as dimensões dessa imagem sem ter que sair do file picker?

PS. Toda DE tem essa função, até o windows tem.

17
 
 

Política de privacidade hilária do Google do XScreensaver @linux

https://www.youtube.com/watch?v=YD-O1eEt3I8

Mano hahahaha, muito bom!

18
 
 

Existe alguma DE que é tipo o gnome só que boa?

simples, clean, elegante, mas com escolhas que fazem sentido e possibilidade de customização.

@linux

19
20
 
 

#velharias #utilidades

A lista caralhuda de distros UNIX que já foram utilizadas para 'bootar' com o Ventoy*

  • ferramenta mt útil pra instalar uma boa OS naqueles notebooks chatos que só 'bootam' por CD-ROM (nem dvd)

Debian, Ubuntu, CentOS(6/7/8/9), RHEL(6/7/8/9), Deepin, Fedora, Rocky Linux, AlmaLinux, EuroLinux(6/7/8/9), openEuler, OpenAnolis, SLES, openSUSE, MX Linux, Manjaro, Linux Mint, Endless OS, Elementary OS, Solus, Linx, Zorin, antiX, PClinuxOS, Arch, ArcoLinux, ArchLabs, BlackArch, Obarun, Artix Linux, Puppy Linux, Tails, Slax, Kali, Mageia, Slackware, Q4OS, Archman, Gentoo, Pentoo, NixOS, Kylin, openKylin, Ubuntu Kylin, KylinSec, Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie, Ubuntu Studio, Bluestar, OpenMandriva, ExTiX, Netrunner, ALT Linux, Nitrux, Peppermint, KDE neon, Linux Lite, Parrot OS, Qubes, Pop OS, ROSA, Void Linux, Star Linux, EndeavourOS, MakuluLinux, Voyager, Feren, ArchBang, LXLE, Knoppix, Calculate Linux, Clear Linux, Pure OS, Oracle Linux, Trident, Septor, Porteus, Devuan, GoboLinux, 4MLinux, Simplicity Linux, Zeroshell, Android-x86, netboot.xyz, Slitaz, SuperGrub2Disk, Proxmox VE, Kaspersky Rescue, SystemRescueCD, MemTest86, MemTest86+, MiniTool Partition Wizard, Parted Magic, veket, Sabayon, Scientific, alpine, ClearOS, CloneZilla, Berry Linux, Trisquel, Ataraxia Linux, Minimal Linux Live, BackBox Linux, Emmabuntüs, ESET SysRescue Live,Nova Linux, AV Linux, RoboLinux, NuTyX, IPFire, SELKS, ZStack, Enso Linux, Security Onion, Network Security Toolkit, Absolute Linux, TinyCore, Springdale Linux, Frost Linux, Shark Linux, LinuxFX, Snail Linux, Astra Linux, Namib Linux, Resilient Linux, Virage Linux, Blackweb Security OS, R-DriveImage, O-O.DiskImage, Macrium, ToOpPy LINUX, GNU Guix, YunoHost, foxclone, siduction, Adelie Linux, Elive, Pardus, CDlinux, AcademiX, Austrumi, Zenwalk, Anarchy, DuZeru, BigLinux, OpenMediaVault, Ubuntu DP, Exe GNU/Linux, 3CX Phone System, KANOTIX, Grml, Karoshi, PrimTux, ArchStrike, CAELinux, Cucumber, Fatdog, ForLEx, Hanthana, Kwort, MiniNo, Redcore, Runtu, Asianux, Clu Linux Live, Uruk, OB2D, BlueOnyx, Finnix, HamoniKR, Parabola, LinHES, LinuxConsole, BEE free, Untangle, Pearl, Thinstation, TurnKey, tuxtrans, Neptune, HefftorLinux, GeckoLinux, Mabox Linux, Zentyal, Maui, Reborn OS, SereneLinux , SkyWave Linux, Kaisen Linux, Regata OS, TROM-Jaro, DRBL Linux, Chalet OS, Chapeau, Desa OS, BlankOn, OpenMamba, Frugalware, Kibojoe Linux, Revenge OS, Tsurugi Linux, Drauger OS, Hash Linux, gNewSense, Ikki Boot, SteamOS, Hyperbola, VyOS, EasyNAS, SuperGamer, Live Raizo, Swift Linux, RebeccaBlackOS, Daphile, CRUX, Univention, Ufficio Zero, Rescuezilla, Phoenix OS, Garuda Linux, Mll, NethServer, OSGeoLive, Easy OS, Volumio, FreedomBox, paldo, UBOS, Recalbox, batocera, Lakka, LibreELEC, Pardus Topluluk, Pinguy, KolibriOS, Elastix, Arya, Omoikane, Omarine, Endian Firewall, Hamara, Rocks Cluster, MorpheusArch, Redo, Slackel, SME Server, APODIO, Smoothwall, Dragora, Linspire, Secure-K OS, Peach OSI, Photon, Plamo, SuperX, Bicom, Ploplinux, HP SPP, LliureX, Freespire, DietPi, BOSS, Webconverger, Lunar, TENS, Source Mage, RancherOS, T2, Vine, Pisi, blackPanther, mAid, Acronis, Active.Boot, AOMEI, Boot.Repair, CAINE, DaRT, EasyUEFI, R-Drive, PrimeOS, Avira Rescue System, bitdefender, Checkra1n Linux, Lenovo Diagnostics, Clover, Bliss-OS, Lenovo BIOS Update, Arcabit Rescue Disk, MiyoLinux, TeLOS, Kerio Control, RED OS, OpenWrt, MocaccinoOS, EasyStartup, Pyabr, Refracta, Eset SysRescue, Linpack Xtreme, Archcraft, NHVBOOT, pearOS, SeaTools, Easy Recovery Essentional, iKuai, StorageCraft SCRE, ZFSBootMenu, TROMjaro, BunsenLabs, Todo en Uno, ChallengerOS, Nobara, Holo, CachyOS, Peux OS, Vanilla OS, ShredOS, paladin, Palen1x, dban, ReviOS, HelenOS, XeroLinux, Tiny 11, chimera linux, CuteFish, DragonOs, Rhino Linux, vanilladpup, crystal, IGELOS, MiniOS, gnoppix, PikaOS, ......

Vai *contando nos dedos * quais vcs já testaram, tem coisa aí que eu nem sabia que exisitia

/br Eae? Você já testou o "pica"? rsrsrrsrs

21
 
 

Tradução


O Projeto Debian anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Debian 12.7 como uma nova atualização de ISO para a mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 "Bookworm".

O Debian 12.7 chegou apenas dois meses após o Debian 12.6 como a sexta versão pontual do Debian Bookworm. Sim, sexta, porque o Debian 12.3 nunca foi lançado, então não conta. Como nas atualizações anteriores, o Debian 12.7 é alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS, que será suportada até dezembro de 2026.

O Debian 12.7 vem com todas as atualizações de software e patches de segurança lançados desde o Debian 12.6 e fornece àqueles que desejam implantar o Debian 12 Bookworm em novo hardware uma mídia de instalação atualizada, sem a necessidade de baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.

Em números, o lançamento do Debian 12.7 inclui um total de 55 atualizações de segurança e 51 correções de bugs para pacotes diversos. Detalhes sobre essas atualizações de segurança e correções de bugs podem ser encontrados na página do anúncio de lançamento.

As imagens de instalação do Debian 12.7 estão disponíveis para download aqui para as arquiteturas de hardware 64-bit (amd64), 32-bit (i386), PowerPC 64-bit Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64-bit Little Endian (mips64el), MIPS 32-bit Little Endian (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).

As imagens live do Debian 12.6 estão disponíveis para download aqui, apenas para sistemas de 64 bits, pré-instalados com os ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.5 LTS, GNOME 43.9, Xfce 4.18, Cinnamon 5.6.8, MATE 1.26.0, LXQt 1.2.0 e LXDE 0.10.1. Uma imagem ISO live "Standard" também está disponível para download sem um ambiente gráfico.

Também hoje, o Projeto Debian lançou o Debian 11.11 como uma mídia atualizada para a série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 "Bullseye", que inclui 50 correções de bugs e 27 atualizações de segurança. Detalhes sobre esses pacotes atualizados estão disponíveis aqui.

Usuários existentes do Debian Linux que ainda não atualizaram suas instalações devem atualizar o mais rápido possível executando os comandos abaixo em um emulador de terminal ou console virtual. Claro, você também pode usar um gerenciador de pacotes gráfico, como o Synaptic Package Manager, para atualizar sua instalação do Debian Bookworm.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade
22
 
 

#upcycling #oldpcs Estou criando essa postagem para que os usuários dessa instância possam postar suas "retro battlestations" rodando linux em diversas situações e tipos de uso.

Estarei subindo minhas velharias com linux e unix instalado nos próximos dias e espero que vocês participem e gostem da brincadeira.

23
24
7
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by abobla@lemm.ee to c/linux@lemmy.eco.br
25
 
 

Então, pra quem não sabe ao certo, o systemd é um 'building block' (pacote de componentes) que serve boa parte das distros que possuem sistemas de integração entre tarefas 'secundárias', gerenciamento de dispositivo, alteração de módulos com o kernel. Uma das características marcantes é que o gerenciador de tarefas roda tudo pelo PID1 e etc.

Podem botar nesse saco ubuntu e similares, debian, fedora (não vou delongar) e todas as distros mais modernas que encontramos por aí. O systemd também tem compatibilidade com o Arch faz um bom tempo, mas como sempre ao se tratar de Arch Linux, que é bem personalizável e geralmente outros usuários migram pro arch pela possibilidade de usar outros serviços que não o systemd.

" systemd provides aggressive parallelization capabilities "

Bom, ultimamente o Gnome Desktop é meio que feito pra systemd, a construção do pacote completo dele em distros que não são nativas do gnome vem se tornando cada vez mais dificultosa. Bom, hoje em dia se marcar, já tem até um gerenciador de boot do systemd (e não é que tem mesmo ).

Bom, eu uso principalmente Slackware que não vem com esse gerenciador de tarefas e módulos, ele vem com um mais antigo que se chama sysvinit que é na base clássica do linux, scripts e diretórios pra rodar somente o necessário, vejo que a estabilidade e consumo energética é outra em boa parte das máquinas...

Sei lá... me sinto mais em casa sem systemd. Ultimamente ele talvez não tenha mantido a filosofia de uma ferramenta básica e necessária como foi concebida a OS. A minha impressão é que daqui um tempo vai ter um gerenciador/serviços/módulos que passa por cima de toda a interface gráfica e manda mais que o próprio core/kernel... e isso soa meio: macOS e windows !?!

Opiniões, por favor.

view more: next ›