this post was submitted on 19 Jun 2023
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Mobilidade

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bem, inaugurar essa comu com um chavão:

é um literal teste de culhões andar de bike por aqui (osasco, São Paulo) com o combo de pistas ruins, motoristas cegos e trajetos com 0 planejamento para qqr coisa diferente de carros trafegarem.

geralmente te forçando a fazer conversões perigosas, andar na calçada por pura falta de opção ou jogando os carros pra cima de vc pq simplesmente não tem espaço pra vc e o cidadão que precisa de 3 metros de espaço pra passar com o seu hatch sem arranhar a poeira.

como andar de forma mais defensiva e antever essas furadas antes que virem um pneu furado, ralado ou um risco a vida de fato?

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[–] DenavitHartemberg 3 points 2 years ago

É complicado utilizar as bicicletas nas cidades quando não há infraestrutura. Ainda que não costume deslocar-me muito de bicicleta em estradas com muito trânsito e limites de velocidade mais altos que 50km/h, as dicas que já me deram e tento seguir são:

  • Luzes e um bom capacete. Acima de tudo ser visto pelos condutores de carros. Sinceramente não sei bem o que é melhor, se luzes no modo pisca-pisca ou fixas, mas quando estou no modo condutor tendo a achar que quando piscam chamam mais a atenção.
  • Se a berma for demasiado estreita, com buracos/degradação/valetas/carros estacionados ocupar o centro da via. Li algures que há um efeito psicológico nos condutores que faz com que tentem ultrapassar quando veem uma bicicleta muito junto da berma, mesmo que o espaço seja demasiado curto. Isto pode dar origem a razias e acidentes. Para além disso há sempre a chance se levar com uma porta de um carro estacionado. Se nenhum destes problemas existir e a berma for larga então costuma ser segura.

Talvez a forma mais segura seja mesmo fazer um bom planeamento das viagens (mesmo que nem sempre seja o caminho mais próximo). Por vezes apps como https://play.google.com/store/search?q=cyclers&c=apps podem ajudar a fazer um planeamento seguro da viagem evitando estradas demasiado perigosas. Do que testei até bate certo com a sensação de segurança que tenho dos caminhos.

Isto pode ser mais ou menos fácil de seguir dependendo do país e da cidade... já ouvi histórias complicadas de colegas de trabalho que vieram do Brasil para Portugal e acharam isto muito mais tranquilo, por isso não consigo dar grande dicas.

Só para finalizar, enquanto condutores, ciclistas e peões devemos sempre ter bom senso e facilitar a vida uns dos outros na estrada :)

[–] waldyrious 3 points 2 years ago (1 children)

Partilho um vídeo do percurso que eu fazia há uns anos quando ia trabalhar de bicicleta: https://www.youtube.com/watch?v=XF2laMVp_lU

Isto é em Braga, e pode-se ver que pouca ou nenhuma infraestrutura ciclável existe, forçando-me a andar em plenas avenidas no meio dos carros a circular por vezes a velocidades bem altas. Vendo em retrospetiva, é de fato preciso alguma tolerância ao risco para se meter no meio dos carros assim... eu hoje se calhar já não o fazia! 😅

[–] justgohomealready 2 points 2 years ago (1 children)

Agora já conseguias fazer o mesmo percurso pela ciclovia, só tinhas que andar depois um pouco na estrada já muito perto do centro. Ainda assim, continua a haver várias zonas da cidade a que é muito difícil chegar de bicicleta ou trotinete.

[–] waldyrious 2 points 2 years ago

Yep, estes dias se tiver de fazer esse percurso centro-UM de bicicleta, uso sempre a ciclovia. É uma distância ligeiramente maior e ocasionalmente tenho de lidar com malta a passear e a ocupar o espaço todo da via partilhada (ou até a usar a parte ciclável nos troços em que há separação), mas mil vezes preferível do que lidar com os carros.

[–] kl3io 2 points 2 years ago

Andar mais perto do eixo da via não funciona para mim.

Apenas deixa os condutores mais irritados, porque não querem mudar de faixa para ultrapassar.

Desisti e agora ando no passeio... sei que não posso, mas de outra forma não tenho segurança. Uma pessoa quase que é castigada por não ter carro.