oigreslima

joined 6 months ago
 

Uma publicação que aborda uma reflexão pessoal da autora sobre como pessoas neurodivergentes e neurotípicas abordam a questão do autismo.

Levanta questões atuais sobre os limites, não muito claros, entre ética do cuidado e tutela de corpos divergentes, corponormatividades e pessoas que tem corpos ou sensibilidades não normativas entre outros pontos.

Não é o tema central do texto, mas eu entendi que a discussão tangencia questões identitárias, sociedade do espetáculo, capacitismo e suas relações.

 

Ainda no contexto dos debates sobre o parecer 50, do CNE, que além de propor um PEI específico para estudantes neurodivergentes determina que ele, obrigatoriamente siga um única abordagem, que nem é pedagógica, ou seja, reduz a Escola a mais um espaço terapêutico, baseado na visão (ultrapassada?) da deficiência como uma característica biomédica a ser "curada"...

Este texto bem didático, não é academicista e situa muito bem o que está previsto no arcabouço jurídico vigente e o que se tem praticado...

Para quem está, no "chão da escola", vale muito a pena ler e, se for o caso, conversarmos sobre o mesmo!

 

Só republicando (não vi como fazer "boost" ou publicar em mais de uma comunidade) uma discussão sobre educação inclusiva para estudantes TEA

https://bolha.forum/post/1135255

 

Para aqueles que se interessam por educação inclusiva, o CNE emitiu um parecer com indicações de como incluir educacionalmente crianças neuroatípicas... Pessoalmente considero o parecer um retrocesso. Mas é um tema complexo!

O Parecer, na íntegra, pode ser lido aqui: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2023-pdf/254501-pcp050-23/file

A nota de repúdio ao mesmo, com os argumentos, que eu concordo e endosso, pode ser lida aqui: https://sfl.pro.br/Nota-de-rep%C3%BAdio-parecer-50.pdf