this post was submitted on 29 Aug 2024
13 points (100.0% liked)
Portugal - Geral
1012 readers
8 users here now
Comunidade generalista para Portugal.
founded 3 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
A tua relação com o fisco também podia não ser ao mesmo nível que com o banco, certo? Só que não.
O que é revoltante é que o empenho em assegurar as necessidades dos outros e as "nossas" é assimétrica.
Não me levem a mal. Sou tão culpado como qualquer gajo da porta ao lado, mas devíamos evoluir, como sociedade, para algo que acautelasse automaticamente as necessidades essenciais para TODOS - sim, incluindo migrantes/refugiados... até "ilegais".
O acautelar automaticamente é complicado. Existem pessoas que gostam de ter os contactos diferentes para cada entidade. Existe muitas pessoas que mudam de telefone, de e-mail e de morada e nunca dizem nada a nenhuma entidade, o que está errado. Deviam sempre atualizar porque o estado também não sabe se mudamos de telemóvel todos os dias ou e-mail.
Eu quando mudei de casa da última vez fiz uma lista de entidades que entendi para atualizar os contactos e enviei, mesmo para a universidade que já terminei há muitos anos, mas nunca sabe poderão querer contactar-me por questões de inquérito de empregabilidade ou outra coisa.
O estado devia e podia, se calhar de forma simples, acautelar muito mais os nossos interesse, hoje em dia com o cartão de cidadão e o cruzamento dos dados pelo menos as entidades que constam o cartão de cidadão deveriam estar com os dados atualizados de igual forma e vemos que não estão, a saúde é uma delas mas ainda assim é nosso papel defender os nossos interesses.
Compreendo o que disse e concordo mas nós temos sempre que ser os primeiros a ver que informação temos nas diferentes entidades e atualizar se necessário.