this post was submitted on 01 Jul 2023
14 points (85.0% liked)

Portugal - Geral

1012 readers
10 users here now

Comunidade generalista para Portugal.

founded 3 years ago
MODERATORS
 

Acabou de passar na SIC, uma reportagem sobre o estado das energias renováveis em Portugal, bem como o investimento do país nesta área nos próximos tempos. Falou se dos extremos impactos ambientais, que as centrais solares e eólicas vão ter nos nossos ecossistemas, sem criarem quase emprego nenhum (falou-se se não me engano que a central da Amareleija criou uma dúzia de empregos). No entanto nunca se falou na alternativa óbvia e limpa do nuclear. Funciona nos outros países. Porque não neste cantinho da Europa?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] TCB13@lemmy.world 2 points 1 year ago (2 children)

Não percebi onde está errado... eu apenas disse que a UE anda há décadas com uma narrativa / legislação anti-nuclear. Se não andasse tinham pensado nas coisas e hoje teríamos meia dúzia de centrais a serem abertas para substituir as que estão a ser encerradas. Se a narrativa for anti-nuclear e se nunca começarmos os 20 anos serão sempre 20 anos.

https://energy.ec.europa.eu/topics/nuclear-energy/decommissioning-nuclear-facilities_en

[–] poVoq@slrpnk.net 1 points 1 year ago* (last edited 1 year ago) (1 children)

As centrais nucleares não fazem sentido econômico. Esta é a principal razão pela qual a UE não os promove. Eles são muito caros e muito vulneráveis a interrupções climáticas devido à sua alta dependência de água de resfriamento.

E o resfriamento com água do mar é uma má ideia em Portugal, semelhante ao Japão: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755

A única razão pela qual eles foram construídos foi ter a tecnologia em vigor para construir armas nucleares.

[–] TCB13@lemmy.world 2 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

A única razão pela qual eles foram construídos foi ter a tecnologia em vigor para construir armas nucleares.

Exato, no entanto há outros modelos de central nuclear mais eficientes e muito menos perigosos que hoje podem ser construídos e que não servem para armamento nuclear. Até a China está a investir nisso: https://www.scmp.com/news/china/science/article/3224183/china-gives-green-light-nuclear-reactor-burns-thorium-fuel-could-power-country-20000-years

E mesmo que reatores convencionais, leia-se PWR, sejam "má ideia" isso não impede o Japão pós desastre recente estar a investir fortemente em nuclear.