this post was submitted on 19 Jun 2023
4 points (83.3% liked)

Mobilidade

80 readers
3 users here now

founded 1 year ago
MODERATORS
 

bem, inaugurar essa comu com um chavão:

é um literal teste de culhões andar de bike por aqui (osasco, São Paulo) com o combo de pistas ruins, motoristas cegos e trajetos com 0 planejamento para qqr coisa diferente de carros trafegarem.

geralmente te forçando a fazer conversões perigosas, andar na calçada por pura falta de opção ou jogando os carros pra cima de vc pq simplesmente não tem espaço pra vc e o cidadão que precisa de 3 metros de espaço pra passar com o seu hatch sem arranhar a poeira.

como andar de forma mais defensiva e antever essas furadas antes que virem um pneu furado, ralado ou um risco a vida de fato?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] waldyrious 3 points 1 year ago (2 children)

Partilho um vídeo do percurso que eu fazia há uns anos quando ia trabalhar de bicicleta: https://www.youtube.com/watch?v=XF2laMVp_lU

Isto é em Braga, e pode-se ver que pouca ou nenhuma infraestrutura ciclável existe, forçando-me a andar em plenas avenidas no meio dos carros a circular por vezes a velocidades bem altas. Vendo em retrospetiva, é de fato preciso alguma tolerância ao risco para se meter no meio dos carros assim... eu hoje se calhar já não o fazia! 😅

[–] justgohomealready 2 points 1 year ago (1 children)

Agora já conseguias fazer o mesmo percurso pela ciclovia, só tinhas que andar depois um pouco na estrada já muito perto do centro. Ainda assim, continua a haver várias zonas da cidade a que é muito difícil chegar de bicicleta ou trotinete.

[–] waldyrious 2 points 1 year ago

Yep, estes dias se tiver de fazer esse percurso centro-UM de bicicleta, uso sempre a ciclovia. É uma distância ligeiramente maior e ocasionalmente tenho de lidar com malta a passear e a ocupar o espaço todo da via partilhada (ou até a usar a parte ciclável nos troços em que há separação), mas mil vezes preferível do que lidar com os carros.