this post was submitted on 20 Jun 2023
11 points (100.0% liked)
Portugal - Geral
1012 readers
10 users here now
Comunidade generalista para Portugal.
founded 3 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Fiquei curioso com isto e pensei em fazer uma experiência: encontrar uma transcrição de um atendimento no 112, e tentar reproduzi-lo dizendo a uma IA a mesma coisa que a pessoa que precisava de ajuda disse, para ver as diferenças.
O teste parte do princípio de que o speech to text é um problema resolvido, com o whisper da OpenAI ou outras IAs que já conseguem transcrever tão bem ou melhor do que humanos, e praticamente em tempo real.
Há também que ter em atenção que esta transcrição encontra-se no google no âmbito de um processo em que o CODU foi processado não ter enviado ambulância em tempo útil, pelo que assumo que não seja um bom exemplo de atendimento normal - espero, aliás, que seja um exemplo de mau atendimento, porque meu deus..
Eis a transcrição de um atendimento real:
(Esta conversa continua durante mais um bom bocado sem chegar a lado nenhum)
Usei este prompt:
E eis o atendimento da mesma situação pela IA:
Ui, ideia interessante!
A IA fica ali a bater na mesma tecla nalgumas vezes, mas no final de contas teve um melhor desempenho que o funcionário original.
Com mais treino, e treino mais especializado, até não duvido que consiga ser capaz de fazer triagens rápidas e eficazes.