this post was submitted on 13 Aug 2023
6 points (100.0% liked)
Brasil - Geral
877 readers
1 users here now
Uma comunidade generalista para o Brasil.
founded 3 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Então, nas universidades federais (UFXX) todas as matriculas (ou quase todas, pode ter exceção) de graduação são feitas pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) que tem uma vez por ano. É uma prova que tem lá pra outubro, aí a matrícula que você viu lá da UFRN é para os que passaram por esse vestibular, usando o SISU (Sistema de Seleção Unificada). Como a inscrição do ENEM desse ano já passou, acho dificíl você conseguir entrar em uma universidade federal, mas sempre tem algumas estaduais famosas (USP, UniCamp, Unesp) que tem seus vestibulares próprios, mas que geralmente são muito concorridos. Os "Institutos Federais" como o IFES também as vezes tem seleção tanto por enem quanto por vestibular próprio.
Se você estiver com pressa, talvez seja interessante olhar essas estaduais ou municipais (ou até particular, que muitas vezes nem tem processo seletivo). Depois disso dá até pra fazer transferência pra outra faculdade. Mas no geral pelo enem é mais "fácil" porque é uma prova só que pode ser usada pra universidades de qualquer lugar do Brasil, dependendo da nota. O vestibular da USP FUVEST vai abrir inscrições esse mês, mas já fique avisado que esse vestibular é extremamente concorrido e difícil, e talvez nem dê tempo de validar seus documentos até a inscrição.
Pelo que eu entendo esses programas só aplicam depois que você já estiver matriculado. É interessante olhar sim, mas eu diria que vestibular deveria ser o foco primeiro.
0 reais e 0 centavos. Toda universidade publica no Brasil é completamente gratuita então seus custos vão ser só os de morar aqui e os da inscrição do vestibular (geralmente entre 60 e 200 reais). O custo de vida depende de onde você ficar e estilo de vida, mas geralmente vai de 100 a 3000 reais contando aluguel. 1 euro = 5 reais. Já nas particulares tem preços muito variados, com alguns cursos custando 500 reais por mês e outros 2,5 mil. Elas geralmente são menos "renomadas" mas são sempre uma opção pra evitar o processo lento dos vestibulares publicos.
Na UFMG tinha vários estudantes estrangeiros, mas nunca tive muito contato, nem perguntei se eram matriculados direto lá ou se estavam fazendo intercâmbio. Alguns da Angola e vários outros de outros países da América Latina. Geralmente vem muitos pra fazer pós-graduação também, mas a desistência de pós é sempre alta independente de de onde vem. Depois de conseguir matricular na graduação e validar todos os documentos, o processo é bem mais tranquilo, principalmente pra falantes do português.