Mobilidade

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BiciCultura | Cooperativa (bicicultura.org)
submitted 3 months ago by Ninguem to c/mobilidade
 
 

Só para partilhar. Pode interessar a alguém.

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Não sei se é apropriado... a ideia era sinalizar o fim de limitações à mobilidade, mas... pode não ser muito fácil de perceber.

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submitted 4 months ago by Ninguem to c/mobilidade
 
 

Obrigado ao @bossito@mastodon.social pelo post

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Deixo aqui um site, que para além do grande contador tem também informação sobre as perturbações no metro, tempos de espera estimados, estatísticas e números de carruagens.

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Como devem saber, o Ministério do Ambiente português lançou também em 2023 um apoio que reembolsa parte da compra de veículos de emissões nulas novos. Infelizmente: a) o site é manhoso que dói, b) demoram alguns meses a devolver o dinheiro. No entanto é sempre uma ajuda.

Existem 6 categories:

  • T1: Veículo Ligeiro de passageiros 100% elétricos - Pessoa Singular
  • T2: Veículo Ligeiro de Mercadorias 100% Elétrico
  • T3: Bicicletas de carga (100% Elétricas e Convencionais)
  • T4: Bicicletas Elétricas
  • T5: motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos
  • T6: Bicicletas Convencionais
  • T7: Carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E

No que toca a incentivos, neste momento só as categorias de bicicletas eléctricas e convencionais não têm lista de espera, pelo que é para essas que vou deixar algumas dicas, pois precisam de alguns documentos.

Em primeiro lugar o apoio apenas se destina a bicicletas citadinas, pelo que BTT's não estão incluídas. Para verificarem se a bicicleta que querem comprar / compraram é admissível têm de consultar o vendedor. Da parte do vendedor devem ter os seguintes documentos:

  • Factura
  • Documento que comprova que a bicicleta é para uso citadino.

Depois precisam de mais dois documentos ou de dar autorização para que o Fundo Ambiental veja que não são devedores da Segurança Social nem das finanças. Têm assim 2 opções:

  • Opção A: Fazer o download dos PDFs.
    • A1: Ir ao Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/) -> Fazer login -> na barra de procura escrever: "Pedir Certidão" -> Clicar em "Aceder" no resultado com esse nome -> No tipo de certidão seleccionar "Dívida e não dívida" -> Confirmar -> Certidão
    • A2: Ir à segurança social direta (https://app.seg-social.pt/) -> Fazer Login -> Seleccionar a opção "Conta-Corrente" -> "Situação contributiva" -> "Obter declaração de situação contributiva" -> "Obter nova declaração" -> "Ver declaração" e guardar o PDF.

...

  • Opção B: Autorizar o Fundo Ambiental a pedir essa informação às Finanças e Segurança Social:
    • B1: Ir ao Portal das Finanças -> Fazer login -> na barra de procura escrever: "Autorizar consulta" -> Nos resultados seleccionar "Autorizar Consulta à situação tributária" -> Colocar o NIF do Fundo Ambiental: NIF 600086992 -> Clicar em Autorizar.
    • B2: Ir à segurança social direta (https://app.seg-social.pt/) -> Fazer Login -> Procurar por "Consentimento" -> Meter o NIF do Fundo Ambiental (600086992) -> Confirmar.

No caso dos consentimentos podem e devem definir um intervalo de tempo entre o qual a autorização de consulta é válida, mas tenham em atenção que a avaliação de candidaturas é LENTA.

Quanto à submissão de candidatura no site, chamo a atenção para alguns aspectos. Vão gravando a candidatura à medida que vão preenchendo mas sem submeter. Há campos que só são desbloqueados depois de se gravar o que já está preenchido porque precisam das respostas anteriores (sim, estamos em 2023 e um site do governo funciona assim...). Não submetam sem verificar se apareceu um campo novo, dado que depois não podem voltar a editar. Em princípio eles pedem os documentos em falta, mas tudo vai atrasar mais.

Toda esta informação pode mudar a qualquer momento, vão actualizando o post com base na vossa experiência.

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Aqui fica um site com informações úteis para os ciclistas: ciclovias, estações de bikesharing, parques de estacionamento.

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bem, inaugurar essa comu com um chavão:

é um literal teste de culhões andar de bike por aqui (osasco, São Paulo) com o combo de pistas ruins, motoristas cegos e trajetos com 0 planejamento para qqr coisa diferente de carros trafegarem.

geralmente te forçando a fazer conversões perigosas, andar na calçada por pura falta de opção ou jogando os carros pra cima de vc pq simplesmente não tem espaço pra vc e o cidadão que precisa de 3 metros de espaço pra passar com o seu hatch sem arranhar a poeira.

como andar de forma mais defensiva e antever essas furadas antes que virem um pneu furado, ralado ou um risco a vida de fato?