this post was submitted on 18 Jun 2023
6 points (87.5% liked)

República Socialista do Brasil

311 readers
1 users here now

Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.

decima

Regras de convivência:

  1. Não-marxistas não são permitidos.

Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.

Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.

Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.

  1. Sem linguagem reacionária.

Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.

  1. Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico

Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.

  1. Sem sectarismo.

Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.

Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.

debaixo

founded 4 years ago
MODERATORS
 

A Gramática da Internet é o ÓDIO I Cortes na Sarjeta

https://www.youtube.com/watch?v=KUamJbQX0cw

esquerdistas do fediverso, o que vocês acham desse video?

@brasil@lemmygrad.ml @brasil@lemmy.pt

all 50 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] AlbigensianGhoul@lemmygrad.ml 2 points 1 year ago (1 children)

Não entendi muito bem, prefiria um tweet que esse clip de live desfarçado de video, mas me pareceu dois-ladismo de um grupo que já faz exatamente o que está denunciando. Só olhar nos comentários pra ver os "fans" sendo "tóxicos" contra os tais "webcomunistas", e confiando em tudo que dizem ao invés de "se informar". Muito fácil pedir pra todo mundo ser bonitinho e civil tendo uma audiência e plataforma, mas no fim esse "tone-policing" só serve a quem não tem motivo pra ter "ódio". Se o seu contexto pra entender uma emoção humana é um filme da Disney, acho que já tá no caminho errado. Considerando o resto do conteúdo nesse canal e os comentários desse video, me parece mais um "esquerda critica esquerda" feito pelo famoso "liberal de esquerda". Tipo o tal do Felipe Neto.

[–] CompadredeOgum@ursal.zone 3 points 1 year ago

@AlbigensianGhoul engraçado que no próprio vídeo ele coloca os "seguidores" dele no bolo, e os caras parecem que não entenderam porra nenhuma

[–] nephs@lemmygrad.ml 1 points 1 year ago* (last edited 1 year ago) (2 children)

No começo do vídeo ele fala que as pessoas, principalmente as que acabaram de conhecer o comunismo, ou que começaram a "esquerdar", eu pensei que o ódio está nas pessoas, com origem nas contradições do capitalismo. Acho que as pessoas que caem no funil da esquerda simplesmente encontram uma forma de expressar esse ódio.

Geralmente, a ideologia dominante direciona esse ódio ao indivíduo. As pessoas odeiam a si mesmas por não obterem sucesso. Os comunistas invertem essa relação ao colocarem luz sobre a luta de classes, redirecionando esse ódio pré existente numa direção mais construtiva.

Essa ideia é frontalmente atacada pela ideologia dominante: "ódio do bem". Com uma camada de moralismo deslegitimando esse direcionamento.

Mais tarde ele retoma o assunto e fala sobre aprender a controlar esses sentimentos. Mas... Quem se beneficia de toda a terapia que nos fazemos, de todo o ódio que é dissipado e não caminha na direção de uma organização de sociedade mais justa? Será a burguesia, novamente?

Acho importante não nos auto destruímos com nosso próprio ódio latente. Terapia é importante. Mas também é importante compreender a origem dessa frustração e buscar ações que, não apenas dissipem esse ódio, mas também influenciem e sustentem uma mudança estrutural na forma como as pessoas se relacionam. Ajuda a diminuir a impotência individual, sabendo que caminhamos juntos como classe trabalhadora.

load more comments (2 replies)
[–] pichok@ursal.zone 1 points 1 year ago (1 children)

@CompadredeOgum @brasil @brasil@lemmy sei n, todo fandom é chato... A linguagem da internet é o ódio. (Ainda não vi o vídeo kkk) #pichok

[–] CompadredeOgum@lemmygrad.ml 1 points 1 year ago (1 children)

po, as minhas respostas aos seus reply nao aparecem no lemmy!

[–] nephs@lemmygrad.ml 2 points 1 year ago

Li essa aqui do lemmy. O sync acho q demora um pouquinho, mas chega.