this post was submitted on 16 Jun 2023
3 points (100.0% liked)

RPG Brasil

5 readers
1 users here now

Mudamos para o Servidor Brasileiro: !rpg@lemmy.eco.br


Comunidades Relacionadas


Mastodon

@rpg_brasil@dice.camp


founded 1 year ago
MODERATORS
 

Ferramenta de Expectativa

Original por Bankuei

Um jogo funcional depende de todas as pessoas estarem jogando o mesmo jogo. Infelizmente, muitas pessoas nem sabem ou negociam o que isso significa, e muitos textos de jogos deixam de fora coisas cruciais. Muitas vezes, as pessoas vêm com ideias diferentes de qual jogo estão jogando e não percebem, e isso se torna uma bagunça durante o jogo.

Portanto, esta ferramenta foi projetada para esclarecer tudo antes de começar a jogar.

Escolhendo as Opções

Antes de iniciar uma campanha, o GM ou o grupo como um todo devem se sentar e olhar para esta lista e então escolherem as opções ideais para este jogo - para este RPG específico, esta campanha específica que vocês estarão jogando e essas pessoas em particular.

Reúna-se com seu grupo, seja presencial ou online, quando todos estarão presentes e poderão conversar em tempo real, fazer perguntas e dialogar. Fale sobre quais escolhas se encaixam e quais não se encaixam e por quê. Se você estiver jogando um jogo que já define algumas dessas opções, simplesmente circule-as de acordo.

Alguns GMs ou grupos podem pensar: “Podemos fazer 2 ou 3 dessas opções” – escolha a que melhor se adapta ao jogo que está tentando rodar.

Há espaço para negociação, mas lembre-se: o grupo precisa escolher UM de cada categoria.

Se Entendendo, não se Separando

NÃO peça às pessoas que preencham separadamente e depois compare. NÃO use isso como uma pesquisa para escolher a opção do meio.

Se você estivesse escolhendo um jogo de tabuleiro para jogar, diria apenas: "Todo mundo quer jogar (este jogo)?" você não faria com que todos escrevessem o que querem jogar em uma votação secreta e depois veria se todos os bilhetes dizem a mesma coisa.

O objetivo é criar uma imagem clara do que é este jogo, NÃO tentar misturar diferentes estilos de jogo – isso não funcionou muito bem em 30 anos de hobby.

Por que você lista todas as opções? A maioria dos jogadores assume que uma ou duas maneiras de jogar é como você joga TODOS os jogos. Ver a escolha padrão deles ao lado de muitas outras serve para destacar que não é a ÚNICA maneira de jogar, mas uma opção entre muitas, para ajudar as pessoas a se reorientarem, especialmente se estiverem saindo de sua zona de conforto.

Esta ferramenta não ajuda você a encontrar um terreno comum se você não o tiver – ela ajuda a esclarecer exatamente o que você estará jogando.

Esteja ciente de que jogos diferentes terão respostas diferentes. Campanhas diferentes terão respostas diferentes. Por exemplo, eu pessoalmente joguei D&D com todas menos uma das respostas abaixo.

Ferramenta de Expectativa

Você joga para ganhar?

a) Sim, você joga totalmente para ganhar! As condições de vitória são…

b) Um bom jogo não é uma coisa do tipo ganhar/perder

Espera-se que os PJs...

a) Trabalhem juntos; os conflitos entre eles são só pra dar risada.

b) Trabalhem juntos; grandes conflitos podem surgir, mas você os consertará com algum tempo

c) Trabalhem juntos no começo, mas podem brigar e nunca se reconciliar.

d) Sigam suas próprias agendas – eles podem trabalhar juntos ou uns contra os outros.

e) Lutem entre si, alianças são temporárias na melhor das hipóteses

O papel do GM é:

a) O GM prepara um conjunto de eventos – linear ou ramificado; os jogadores conduzem seus personagens através desses eventos. O GM dá dicas para fornecer direção.

b) O GM prepara um mapa com NPCs e/ou monstros. Os jogadores fazem seus personagens viajarem para qualquer lugar que eles possam alcançar no mapa, de acordo com seus próprios objetivos.

c) O GM não tem um plano – o GM simplesmente interpreta os NPCs e faz com que eles ajam ou reajam com base em suas motivações

d) Não há GM. Todos trabalham juntos para fazer a história de forma livre.

e) Não há GM. As regras e o sistema coordenam tudo.

Os papéis dos jogadores é…

a) ...seguir a história do GM, sem desviar muito do caminho.

b) …definir metas para seus personagens e persegui-las de forma proativa

c) ...lançar seus personagens em situações difíceis e fazer escolhas difíceis, às vezes imprudentes

Fazer a coisa mais inteligente para a sobrevivência do seu personagem…

a) …é o que um bom jogador faz.

b) …às vezes não é tão importante quanto outras escolhas

c) …nem é uma preocupação ou foco para este jogo.

O papel do GM em relação às regras é...

a) …siga-as, aconteça o que acontecer. (incluindo seguir as regras da casa)

b) …ignorá-las quando entrarem em conflito com o que seria bom para a história

c) …ignorá-las quando elas entrarem em conflito com o que “deveria” acontecer, com base no realismo, no cenário ou no gênero

Depois de muitas sessões de jogo, durante uma sessão, um jogador decide aliar seu personagem com um inimigo. Isso é…

a) …algo que nem deveria acontecer. Isso é alguém sendo babaca.

b) …quando o personagem se torna um NPC, imediatamente ou em breve.

c) …algo que o jogador e o GM deveriam ter preparado com antecedência.

d) …algo que só vai durar até que os outros jogadores descubram e façam algo a respeito.

e) …um momento significativo, poderoso e um exemplo de interpretação excelente.

Uma briga começa em um bar! Os detalhes de onde tudo está – mesas, cadeiras, onde todos estão de pé é algo que…

a) …é importante e será exibido em um mapa ou grid, talvez usando miniaturas.

b) …o GM irá descrever e você deve fazer perguntas para obter mais informações.

c) …você pode decidir na hora usando regras específicas do jogo (jogar dados, gastar pontos, qualquer coisa)

d) ...não é realmente tão importante além de criar uma cena interessante - praticamente qualquer um pode apresentar detalhes.

Para realmente se divertir com este jogo…

a) …todos os jogadores precisam ter lido as regras e o cenário e entendido antes de jogar, porque ambos são muito importantes.

b) …todos devem conhecer muito bem as regras.

c) …todos devem conhecer muito bem o cenário.

d) …todos devem saber pelo menos o básico das regras.

e) …todos deveriam pelo menos conhecer o gênero do jogo

f) …apenas uma pessoa precisa realmente conhecer as regras e elas podem ser explicadas em 10 minutos ou menos para todos os outros.

ESPECIAL

Em vez de “escolher um”, pense nisso como uma lista de verificação – escolha quais opções se aplicam, deixe as que não se aplicam.

Este jogo funciona melhor quando os jogadores dedicam tempo para criar personagens que são…

a) …feitos para enfrentar desafios usando as mecânicas do jogo e de sua ficha de PJ.

b) …escritos com um extenso background

c) …dadas fortes motivações e um problema ou crise imediatos

d) …amarrados aos outros personagens como (aliados) (inimigos) (neutro)

e) …escritos com algum conhecimento, pesquisa ou leitura sobre o cenário do jogo, história da vida real ou cultura da vida real

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here