this post was submitted on 09 Dec 2023
11 points (100.0% liked)

República Socialista do Brasil

311 readers
1 users here now

Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.

decima

Regras de convivência:

  1. Não-marxistas não são permitidos.

Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.

Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.

Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.

  1. Sem linguagem reacionária.

Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.

  1. Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico

Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.

  1. Sem sectarismo.

Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.

Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.

debaixo

founded 4 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] nephs@lemmygrad.ml 1 points 9 months ago

Entendi uma crítica à falta de revolucionaridade do movimento, mas me pareceu bastante em abstrato.

Na sequência uma crítica em abstrato a uma falta de pauta, ao mesmo tempo em que o autor se vangloria de conseguir puxar palavras de ordem, e espaço para uma fala, enquanto minoria em uma manifestação. Questiono o valor disso.

Na sequência, uma crítica a um suporto saudosismo do realismo soviético, com uma proposta de resolver a questão estética do comunismo brasileiro com a estética do Comunismo Ácido, conforme proposto por Mark Fisher, autor britânico.

Me parece problemático.

Por mais que tenha existido um movimento cultural psicodélico no Brasil, creio isso não justifique a estética psicodélica como solução para a questão sobre estética comunista no Brasil. É muito não familiar fora desse recorte populacional que tem acesso à cultura ácida.

Supondo que fosse definido em assembleia conjunta (impossível), que a partir de hoje todos os comunistas brasileiros aplicassem essa estética ao seu trabalho, qual seria o ganho político disso? Atingiríamos corações e mentes com mais eficiência? Duvido.

Acho que a diversidade cultural do Brasil justifica uma estética diversa, borbulhando da nossa classe trabalhadora, dos nossos povos indígenas, das nossa minorias oprimidas. Não existe uma solução única. É uma construção coletiva, e a intersecção do que cada nicho traga para essa construção.

Acho importante que organizações de vanguarda sejam capazes de identificar, promover, financiar e, possivelmente, consolidar essas linhas estéticas.