República Socialista do Brasil
Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.
- Comunidade brasileira para memes: brasil_memes
Regras de convivência:
- Não-marxistas não são permitidos.
Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.
Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.
Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.
- Sem linguagem reacionária.
Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.
- Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico
Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.
- Sem sectarismo.
Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.
Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.
view the rest of the comments
@CompadredeOgum @brasil@lemmygrad.ml @brasil@lemmy.pt No mais me lembra Safatle explicando que a esquerda hegemônica brasileira é de classe média, que não sabe o que fazer com a explosão popular gerada pelas contradições da sociedade (vide 2013) e prefere amansar os ânimos do que entrar no processo para conduzir a potência insurrecional para gerar emancipação de fato para a classe trabalhadora. O falante para 1500 pessoas parece concordar com essa hegemonia.
@CompadredeOgum @brasil@lemmygrad.ml @brasil@lemmy.pt com a hegemonia, ao menos é o que parece ao se falar em problemas pela instrumentalização, em si, da dinâmica das redes para luta. compara com fandom até. parece preferir conquistas mais calmas, "política sem fígado" como a esquerda hegemônica diria.
@CompadredeOgum @brasil@lemmygrad.ml @brasil@lemmy.pt a divergência entre trotsky (ou seus leitores) e leninismo mais raiz não é da internet. isso tem faz décadas, para citar um exemplo, a fundação do pt foi permeada por esse debate. e veja, na capa tem o jones que fez várias falas dizendo que essa discussão acentuada é mais de leitores do que de fundo - e ainda tá na capa do video. +
@CompadredeOgum @brasil@lemmygrad.ml @brasil@lemmy.pt Claro que tem rotulação, como havia fora da internet. dizer trotskysta para demarcar diferenças é raso, daria para falar um monte porque o pco é ruim ou porque o reformismo é fadado ao fracasso sem mobilizar essa categoria.
Agora, a ujs, a juventude da up e pcb ganharam adeptos que atuam na realidade da vida por ouvir esses caras. A soberana mesmo tem ações internas de manutenção de afetos que extrapola e muito coisas que a hegemonia ou pco e pstu fazem. +