Boas!
As regras e código de conduta são partes fundamentais de qualquer comunidade, portanto há que as formular e redigir de forma clara e abrangente. Para isso, contarei com todas as vossas opiniões acerca do que deve, ou não deve ser permitido, e quais as sanções a aplicar caso as normas não sejam seguidas.
Há que lembrar que o objetivo desta instância é providenciar um espaço no "Lemmyverso" para qualquer pessoa pertencente à comunidade portuguesa (no sentido da língua, não do país) ou que esteja interessado nela. Dada a natureza federada da plataforma, uma conta desta instância pode (e deve)^1^ ser livremente usada noutras, porém, há que ter em atenção que algumas instâncias poderão ser bloqueadas.
Este espaço procura ser plural e respeitador, sem tolerância para extremismos. A língua preferível é o Português, naturalmente, no entanto, pequenas publicações e comentários noutras línguas serão permitidos.
No fim, qualquer ação importante passará pelas minhas mãos e pelas mãos de futuros administradores nos quais depositarei muita confiança.
Irei atualizando a barra lateral da instância à medida que formos concretizando os diversos pontos necessários.
^1^ Um problema que se tem visto com quase muitas das plataformas descentralizadas que têm vindo a aparecer é que as pessoas tendem a acumular-se nas instâncias "oficiais" ou principais, o que acaba por aniquilar a premissa de uma plataforma sem jardins fechados e sem um único ponto de autoridade. Ao correr esta instância eu espero contribuir para que tal não aconteça na rede do Lemmy.
Atualização 20/09
A primeira versão das regras está agora publicada na barra lateral da instância.
Deem-me as vossas opiniões! :D
Eu focava-me em regras simples, tipo:
Vamos proibir política completamente? Se não, acho que se devia dar uma definição clara do conceito de «propaganda», porque se tomarmos a definição do dicionário, qualquer frase a exprimir uma crença ou ideia política pode ser considerada propaganda.
Certamente contribui para a criação de um espaço mais inclusivo, mas deve-se tomar em consideração o facto de política ser um elemento importante da vida.
Penso que discussão sobre política deve apenas ocorrer numa comunidade para tal. É o tipo de discussão que aproxima muitos mas repele outros tantos e tende a ser difícil de moderar. No contexto actual de um tribalismo a polarização aumenta muito. Não concordo que deva ser proibido deve apenas ser circunscrito a um "canal" que todos entendam que é ali que se discutem essas coisas, quem não quiser, não segue.