this post was submitted on 05 Aug 2023
9 points (100.0% liked)

República Socialista do Brasil

311 readers
1 users here now

Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.

decima

Regras de convivência:

  1. Não-marxistas não são permitidos.

Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.

Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.

Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.

  1. Sem linguagem reacionária.

Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.

  1. Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico

Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.

  1. Sem sectarismo.

Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.

Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.

debaixo

founded 4 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] felipeforte@lemmygrad.ml 2 points 1 year ago (1 children)

Bem pelo que entendi, então, só esses partidos maoistas ultra-sectários, menores que o próprio PCB que já é minúsculo, é que são a verdadeira reconstrução comunista?

Olha, eu não desmereço as iniciativas desses grupos. O trabalho editorial e de publicação de livros da Nova Cultura é uma iniciativa interessante, que começou com preços bem baratos (eventualmente ficando mais caros com o tempo). O trabalho editorial é simples, nada muito robusto, mas bem organizado, nunca tive problemas com entregas ou coisas do tipo e já pedi vários livros. Os esforços da URC nesse quesito são memoráveis, mostrando como até com poucos militantes é possível fazer um trabalho editorial relativamente bom.

Mas fora essa iniciativa, a URC é completamente irrelevante no cenário político atual. Menos relevante ainda que PCB e UP. O dogmatismo maoista jamais chegará nas massas brasileiras, essa exaltação e culto a Gonzalo e Mao não dialoga com os problemas imediatos do nosso povo. Mas agora sabemos porque o PCB não chega nas massas, por conta de uma direção que distorce o centralismo democrático, sabota iniciativas e impede a verdadeira capilarização do partido na classe.

Tanto Mao Zedong quanto Lênin encararam tendências oportunistas dentro de suas organizações. Isso é um processo natural, manifestação luta de classes no seio do partido. O Partido Operário Social-Democrata Russo, partido que Lênin disputou no século 20, rachou-se em facções internas em 1903 depois que a direção do partido ativamente sabotou as decisões do Congresso. O PCB passa por uma situação semelhante agora. O Partido mudou bastante ao longo de sua história, passando por diversos processos de disputas contra linhas oportunistas, tendo um misto de vitórias e derrotas. O que estamos vendo agora é mais um novo processo de luta contra o oportunismo, cujo resultado só poderemos analisar no futuro.