Rangos

126 readers
4 users here now

Comunidade para compartilhar receitas, trocar ideias sobre comida, ou mostrar fotos de comidas/rangos que vocês fizeram

founded 1 year ago
MODERATORS
1
 
 

E hoje fiz uma geleia de tomate com ervas. Gosto de chamar de ketchup chique para adultos, porque vai vinho branco, vinagre balsâmico e ervas.

E ó, não é por nada não, mas fica sensacional, e dá para usar como ketchup no dia a dia, mas também incorporar em receitas (em bolo de carne fica maravilhoso).

O chato é só o tempo que demora porque precisa evaporar bastante água para chegar no ponto certo....

2
 
 

Ontem aproveitei para ~~chorar horrores com a vida adulta~~ fazer uma geleia de cebola com vinagre balsâmico. É trampo? É. Mas fica uma delícia.

Em alguns lugares, você acha cebola picada já congelada, por um preço decente. Aí é uma baita mão na roda, mas infelizmente, não tenho essa sorte, então pico tudo na mão mesmo. Pelo menos, já que é pra sofrer chorando, já faz logo uma leva grande né?

Além dos usos convencionais (botar em cima das carnes), é bastante versátil para usar nas receitas, seja como parte de molhos ou incorporada na receita mesmo.

3
 
 

Para contexto, tenho família chilena no lado materno (sou parte da primeira geração brasileira na família materna).

Resolvemos fazer um almoço chileno para minha avó. Vamos finalizar amanhã, mas queríamos adiantar o máximo possível hoje, para não sujar tanto a cozinha dela (e também não ficar tanto tempo na cozinha e enfim).

Na foto, no lado esquerdo, tem a salsa de chancaca, que é um molho a base de rapadura, casca de laranja, cravos e canela. Vamos usar para acompanhar sopaipillas, que são panquecas de abóbora fritas ou assadas. Essas panquecas podem ser comidas com pebre, vinagrete chileno, como salgado, ou com salsa de chancaca, como doce (são chamadas de sopaipillas pasadas). No nosso caso, será como doce, pois vamos comer como sobremesa.

No lado direito, temos o que vai virar poroto granados, um ensopado a base de feijão (que é chamado de porotos granados, mas descobri que o nome alternativo dele é língua de fogo, por conta da vagem que tem marcações avermelhadas que parecem línguas de fogo. Foi levado para Europa, e portugueses e italianos adoraram e incorporaram à culinária), com abóbora e milho.

Tivemos que fazer algumas adaptações por conta da abóbora e do milho. O milho chileno, o choclo pastelero, é bem diferente do nosso milho em termos de tamanho, textura e sabor. A abóbora usada por lá não é possível de encontrar por aqui, mas dá para substituir pela kabocha/cabotiã.

Enfim, é isso. Vou ver se consigo tirar foto da mesa com a comida pronta amanhã.

4
 
 
5
 
 

Tive q fazer uma receita meio seca pq fiquei com medo de ficar muito mole e não dar sustentação.

Aqui vai mais uma foto: https://imgur.com/SvSId2K

Usei esse vídeo pra fazer: https://www.youtube.com/watch?v=5qf-6YTbxdo

6
 
 

Postei no começo da semana que estava fazendo um quark, um queijo comum no norte da Europa, que é comumente usado em receitas ou comido como se fosse iogurte.

Hoje fiz o Käsekuchen, com uma parte do quark. O restante devo usar pra fazer um bolo depois que o Käsekuchen acabar.

7
 
 

Gosto de fazer queijos por hobby. Resolvi fazer um quark (queijo do norte da Europa bastante similar ao iogurte). Está agora na etapa da fermentação. Amanhã cedo vou medir o pH e ver se chegou no ponto certo. Se sim, é só botar para dessorar. Se não, dar mais um tempo e testar de novo até chegar nesse ponto.

A intenção é usar para fazer um Käsekuchen, um cheesecake alemão.

uma curiosidade: sabiam que o quark é um dos poucos queijos que é feito com leite desnatado? O teor de gordura dele é determinado depois do processo de fermentação e coagulação e dessoragem, com a adição de nata ou creme de leite. Então dá para customizar a gosto.

8
1
submitted 1 year ago* (last edited 1 year ago) by farofinha@lemmy.eco.br to c/rangos@lemmy.eco.br
 
 

Pra quem se interessar, segui a receita do canal Amo Pão Caseiro: https://youtu.be/E8slnGRyYgY

9
 
 

Tinha banana pra sobremesa!

10
 
 

11
 
 

Isso sim, meus amigos, alta cozinha.